terça-feira

"O som aniquila a grande beleza do silêncio." Charles Chaplin
Quando se fala de trilha sonora, temos que ter como referência vários compositores do mundo cinematográfico, e também é impossível deixar de citar o famoso cinema mudo como grande exemplo. O cinema mudo veio para que as pessoas tomassem gosto de ir ao cinema e assistir a um filme onde havia emoção, aventura, comédia, etc, ele é uma junção da imagem com a música que a cada tipo de cena muda o tipo de sonorização para que provocasse um efeito de mudança das cenas. Para alguns diretores a trilha sonora no filme é essencial, para outros não faz tanta diferença, hoje em dia se usa a trilha sonora até em propagandas para persuadir os consumidores.
No início do cinema a imagem e a música se tornaram inseparáveis, pois várias pessoas que iam ao cinema diziam que ver imagens sem alguma música ou ver música sem alguma imagem causava um grande estranhamento. O cinema mudo foi um grande avanço da criatividade para os cineastas, um dos que mais se destacou foi o famoso Charles Chaplin que além de diretor era produtor, compositor e ator de seus filmes, ele fazia com que a música mostrasse todo o sentimento que queria passar a todos. Um grande compositor que também se destacou em cinema mudo foi Eisenstein, um de seus clássicos foi um filme infantil de Walt Disney chamado Fantasia, que não obteve muito sucesso para o público, mas pelos críticos é considerado uma grande obra de arte.Não só estes filmes citados como também vários outros na época ficaram marcados pela emoção que a música trazia e deixa em nossas lembranças como um grande fato para história.
Após a era do cinema mudo, os filmes adiante começaram a se dedicar mais a parte da trilha sonora e hoje em dia é muito raro achar algum filme que não tenha ou que não use “o tempo todo”. Outro estilo de filme que veio bem depois do cinema mudo, mas como uma grande influência são os filmes musicais, que apresentam até os diálogos cantados pelo ator, alguns exemplos de filmes assim são: Fantasma da Ópera, The Wall da banda Pink Floyd, Hairspray, entre outros.
Assim como os filmes, a propaganda também foi bem influenciada tanto pelo cinema mudo quanto para a arte cinematográfica. Algumas propagadas são feitas apenas de trilha sonora fazendo com que a música lembre o produto, para crianças os produtores sempre fazem músicas animadas para que a criança consiga decorar e cantar o tempo todo com o nome do produto, estas e outras são várias estratégias de venda que os produtores conseguem apenas com a trilha sonora. Sem ela fica mais difícil guardar o nome de um produto ou tentar fazer com que o produto fique bem conhecido no mercado.
Através de filmes, propagandas, rádio, etc. São vários meios em que a música está sempre se destacando, sem ela ficaria muito mais difícil expressar e mostrar tudo aquilo que deseja. A música além dos meios de comunicação faz parte até do nosso dia a dia, e assim ela se torna um dos meios mais estratégicos para se usar e um dos mais importantes.

Publicado em: 27 outubro, 2009   


Fonte: http://pt.shvoong.com/entertainment/movies/1940713-import%C3%A2ncia-cinema-mudo/#ixzz1Me7rtNvU

Nenhum comentário:

Postar um comentário